15.12.05

Frango com coentro e Esparregado


Quanto mais preparo as receitas da Tasca da Elvira, mais me impressiono com a influência portuguesa na culinária mineira. Este prato de frango com coentro e o esparregado, por exemplo, bastaria trocar o espinafre pela couve, adicionar um pouco de arroz branco e uma concha de feijão para ter um prato típico de Minas!

E como o frango é bom! Macio, quase desfiando, envolvido por um molho espesso e aromático! Tive uma vizinha mineira, uma segunda mãe, que costumava preparar um frango assim.

Frango com coentro

Ingredientes:
 
1 frango médio cortado em 8 pedaços (usei só sobrecoxas)
- 6 dentes de alhos socados
- 3 c. de sopa de azeite
- 500ml de caldo de frango (se usar caldo industrializado, dissolver apenas meio cubo na água pois o frango já é temperado e corrigir o tempero no final)
- suco de 1 limão
- 1 c. de sopa de farinha
- 1 maço de coentro picado
- sal e pimenta


Preparo
Retirar o excesso de pele e gordura dos pedaços de frango. Temperá-los com sal, pimenta e com o alho. Deixar repousar por 30 minutos.

Aquecer o azeite em uma panela. Dourar os pedaços de frango de todos os lados. Adicionar o caldo e cobrir. Cozinhar em fogo brando por 50-60 minutos.

Dourar a farinha em uma frigideira antiaderente, sem gordura. Reservar.

10 minutos antes do fim do cozimento, acrescentar o suco de limão e a farinha. Misturar, corrigir o tempero. Adicionar o coentro e servir.



Esparregado

Ingredientes

- 2 maços de folhas de nabo (ou espinafre, foi o que usei, mas acho que com couve manteiga também ficaria muito bom)
- 6 c. sopa de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 1 c. de sopa de farinha
- 6 c. sopa de leite
- sal e pimenta
- 1 c. sopa de vinagre


Preparo

Separar as folhas dos caules e lavar bem. Ferver em água salgada durante 5 minutos (ou abafar por alguns minutos no microondas). Espremer o líquido e reservar.

Esquentar o azeite e refogar a cebola e o alho. Adicionar as folhas e misturar bem. Cozinhar por 2 minutos enquanto mexe.

Polvilhar com a farinha e regar com o leite. Cozinhar em fogo branco por 5 minutos sem parar de mexer. Temperar com sal, pimenta e o vinagre. Servir em seguida.

 

6 comentários:

Elvira disse...

Até fiquei comovida, cara Karen! Esta é uma das nossas receitas favoritas do dia a dia, cá em casa. Adorei saber que algures em São Paulo, esteve também a cozinhá-la! Um abraço amigo de Portugal.

Anônimo disse...

Muita bom receita !!!!
(excuse mon portugais, je tatillonne....)

Karen disse...

Um grande abraço Elvira, fiquei tão feliz em ter encontrado seu blog! O pratos portugueses são muito apreciados por aqui.
Bravo pour ton portugais,Zaza! J'aimerais bien ecrire quelques recettes bresilienes dans ta langue!

Valentina disse...

Karen, vou fazer este prato.sou louca por pratos com coentro. E achei muito interessante o que ocmentastes sobre a influencia da cozinha portuguesa. Ando estudando as influencias na nossa cozinha.Super beijo.

Anônimo disse...

Só hoje encontro este seu blog que são baseadas em receitas de "comidinha portuguesa":Parabens e continue.

Karen disse...

Obrigada, anônimo!