25.1.06

Bolo de beterraba e chocolate




Foi a Ana Beatris Ramos Matuda quem colocou esta receita no fórum do Cybercook.
Resolvi experimentar por curiosidade e porque tinha visto uma receita parecida no blog “C’est moi qui l’ai fait”, que nessa versão não havia chocolate.
A massa é bem violeta, mas depois de assada, ela fica marrom, a parte de cima continua um pouco colorida, no fundo, bem no fundo, aindaum pouco de gosto de beterraba, mas dificilmente alguém adivinhará qual o ingrediente secreto do bolo... O máximo que pode ser dito é quealgo diferente, pois o chocolate também não aparece muito. Preferi usar formas de muffins porque fica mais fácil congelar e guardar o bolo, polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro para esconder um pouco o tom pink, mas a Ana Beatris faz sugestões interessantes de cobertura. A beterraba pode ser substituída pela cenoura sem problemas, a textura da massa é muito boa. (Já ia me esquecendo, usei farinha de trigo integral)



Bolo de beterraba e chocolate

Ingredientes
1 beterraba bem grande e vermelha
3 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher sopa rasa de fermento em
2 colheres de sopa de chocolate em (obs. não pode ser achocolatado)

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o óleo e a beterraba descascada e picada em pedaços. Acrescente os ovos sem parar de bater, um a um. Quando estiver bem homogêneo, misture em uma tigela o conteúdo do liquidificador à farinha e ao açúcar peneirados. Depois acrescente o chocolate e o fermento em . Fôrma untada e polvilhada e forno quente.
 

Massa colorida

DICAS:

- Untar a fôrma com manteiga ou margarina e polvilhar com chocolate em pó, é bom para realçar o sabor.

- O bolo fica fofinho e pode ser recheado com brigadeiro, recheio de côco ou outro de sua preferência.

- Se desejar um bolo simples para acompanhar o café, faça uma cobertura bem fácil: é só aquecer uma caixinha de creme de leite numa panela com chocolate em pó a gosto, despejar sobre o bolo e jogar por cima chocolate granulado (no dia seguinte fica divino!!!)

- Quando sai do fornoo bolo fica com a superfície meio avermelhada, não se assuste, verá que ao cortar não parece ter beterraba, é só em cima mesmo (por isso é bom colocar uma coberturinha...)
 
 

14 comentários:

Valentina disse...

A cor desta massa é linda,não?!? Muito interessante esta combinação.Tenho visto muitas receitas doces com beterrabas.

Ana disse...

Ahh, eu vi essa receita no forum tbem e ate fiquei com vontade de testar, vou fazer um dia desses!!
Voce disse q nao tem muito gosto de chocolate... sera q se colocar mais umas duas colheres vai sobressair mais?! Adoro chocolate! hehe!
Beijos!
Ana

Elvira disse...

Uma receita diferente e bem boa, de certeza!

Karen disse...

Ana, eu também pensei em fazer isso, talvez uma ou duas colheres a mais de chocolate façam diferença.

Anônimo disse...

Concordo com a Ana de de repente ter um toque a mais de chocolate na massa. Prepará-lo como bolo mármore também daria uma boa combinação, penso eu.Ah,o vermelho natural iria dar certinho na fôrma de coração da Valentina.Beijo

Karen disse...

Renata, é verdade, se o bolo não levar cobertura, ele ficaria legal em uma forma de coração!

Lídia Lopes disse...

Karen,
andava à procura de uma receita com beterraba e vi esta. Gostei muito. Talvez experimente.
Beijos e parabéns por este espaço!

Karen disse...

Oi, Lídia! Obrigada e espero que goste do bolo, conte-me o que achou!

Beijos!

Lídia Lopes disse...

Olá Karen,
Já experimentei e publiquei a receita no meu blogue Jardim de Sabores, referindo a sua receita e o seu blogue claro.
A receita base é a mesma mas introduzi novos ingredientes. É mais forte do que eu :). Ficou muito bom.
Beijos.

Anônimo disse...

Ola..... fiz o bolo e adorei levei pro meu curso de nutrição e fez o mair sucesso.Gostaria de saber se eu poço ñ colocar o chocolate ?
Alguem ja fez sem o chocolate?

Karen disse...

Jovanka, acho que você pode fazer sem o chocolate sim, já vi receitas sem, mas nunca fiz, é como fazer um bolo de cenouras.

Katia disse...

O bolo fica uma delicia e a cor avermelhada só fica por cima, o meio é como se fosse de chocolate. O meu filho adorou....

ThassilaVieira disse...

Boa tarde!
Eu adorei a receita! e quero testar no fim de semana , ou pra ser mais precisa...na sexta próxima.
Mas fiquei com uma dúvida. Eu queria q a massa ficasse vermelha ou roxa por dentro! Alguém sabe como?!
Eu vi uns comentários em outras receitas... q colocar umas 4 colheres de caldo de limão ou/e suco de laranja ao invés de leite fica. Mas eu não sei! tenho medo de dar gosto!
Como que é?! você tem alguma ideia!?

Karen disse...

Thá, eu nunca experimentei com o suco de limão/laranj e não sei dizer o que acontece com a massa. :(

O suco de laranja talvez não interfira no sabor, mas é só uma opinião...