20.10.06

Bolo de mamão, aveia e nozes

Queria um bolo para usar um pedaço de mamão que tinha sobrado na geladeira. Sabe quando você compra um mamão e ele fica amarelo, mas continua meio duro e sem gosto, como se não tivesse amadurecido direito? Pois esse foi o caso desse mamão, comemos o que deu. Achei uma receita de bolo que adaptei tanto que prefiro nem dar a versão original, ele virou uma criação minha e fiquei muito orgulhosa com o resultado. Ele ficou muito macio e úmido, com gostinho de aveia e especiarias.


Bolo de mamão, aveia e nozes

110g de farinha
100g de farelo de aveia (ou aveia em flocos finos)
1/2 c chá de sal
200g de açúcar mascavo
1 c chá de bicarbonato de sódio
250ml (1 xícara) de mamão bem amassado
1/2 x de óleo de canola
2 ovos
1/2 x de nozes picadas
1/4 c chá de canela em pó
1/4 c chá de noz moscada em pó
1/4 c chá de cravo em pó (ou allspice)

Peneirar os ingredientes secos em uma tigela, em outra, misturar os ingredientes líquidos. Adicione essa mistura aos ingredientes secos, misture tudo muito bem. Coloque as nozes, mexa e despeje em uma forma de bolo inglês untada. Asse até que um palito inserido no meio do bolo saía limpo. Desenforme e sirva depois de frio.


****************************

I can say that this cake is (kind of) my creation and i'm very proud of it. It turned out very moist and delicious.


Papaya, oats and nut cake

 
110g flour
100g oat bran
1/2 tsp salt
200g dark brown sugar
1 tsp baking soda
250ml (1 cup) mashed papaya
1/2 c canola oil
2 eggs
1/2 c chopped walnuts
1/4 tsp cinnamon
1/4 tsp ground nutmeg
1/4 tsp ground cloves (or allspice)

Sift all the dry ingredients into a bowl. In another bowl, combine the liquids and eggs. Add this mixture to the dry ingredients and stir well. Stir in the wanuts. Pour the mixture into a greased loaf pan. Bake 50-60 minutes until a straw poked in the very center of the loaf comes out clean. Let it cool before serving.




13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela criação, Karen. Ele tah com uma cara otima, assim bem escurinho. Bom fim de semana, querida!

Akemi disse...

Que legal, Karen, fizemos receitas parecidas ontem! Fico a imaginar como será o sabor deste bolo de mamão! Tbm é um ingrediente que nunca imaginaria usar no bolo.
Sei bem como são esses mamãos, os que são vendidos aqui são exatamente assim, quando já não estão todos moles, quase apodrecendo. De um jeito ou do outro, todos eles não tem gosto de mamão! :-(

Patricia Scarpin disse...

Karen, te disse que vc era arteira!!

Nunca imaginei usar mamão pra fazer bolo nem nada assim, que surpresa agradável!

Ana disse...

Aqui eu sempre acabo comprando mamao assim, q amadurece por fora e por dentro nao. E eu fico p da vida com isso, pois mamao eh suuuuper caro aqui... mas enfim, como eu amo a fruta eu continuo comprando, e quando vou ao Brasil me esbaldo nos papayas dai!!
Gostei da sua ideia, seu bolo esta muito bonito Karen!
Ana

Valentina disse...

Karen querida, esta receita não pederia ter sido mais perfeita.Estou com um mamão na geladeira que esta exatamente do jeitinho que voce descreve. Outro motivo pelo qual adorei a receita é porque é diferente, cheia de goodness, e com especiarias que adoro.Obrigada.bjs

Karen disse...

Janete, obrigada! Ele ficou muito bom!

Akemi, na verdade, com exceção de uns pedacinhos aqui e ali, o gosto do mamão some entre as especiarias, mas é gostoso.

Patricia, foi a necessidade!

Ana, eu fico super desapontada quando isso acontece, por isso procuro sempre comprar mamão já madurinho e macio.

Valentina, o mamão foi mais um pretexto para fazer um bolo com especiarias mesmo! rs

m.r. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
miki w. disse...

karen, adoro esses bolos com mascavo, nozes e muitas especiarias. Antigamente, quando não era tão cozinheira, comprava às vezes no supermercado ou em fatias em algum café e achava muito delicioso!

bom que agora eu mesma posso fazer - rs!

adoro bolos úmidos, esse vai pra minha listinha ;-)!

bjs e bom domingo!

miki

Anônimo disse...

Uma ótima pedida para a minha 'lancheira' rs. Beijo

Karen disse...

Miki, esse bolo é assim, bem cheio de especiarias, gostei dele!
Bom domingo! bjos

Renata, é verdade! rs

Eli disse...

Karen que idéia boa, fico aqui pensando no perfume desse bolo. E bolo úmido é bom demais.

Anônimo disse...

Karen, Farelo de aveia em ingles se chama "Oat Bran". Eu prefiro o farelo à aveia tb. Além de ter mais fibras, acho muito mais saboroso. Hoje estava querendo uma receita de bolo de mamão e achei esta no teu blog. Vou testar.
Achei interessante.... não leva fermento????

christie_39_br (at) yahoo . com

Karen disse...

Obrigada, Christie! Eu sou meio suspeita para fazer de aveia, adoro o cereal de qualquer jeito! rs
O bicarbonato faz o bolo crescer no lugar do fermento, espero que goste!