27.10.08

Gomashio

O gomashio é uma mistura de gergelim (goma) temperada com um pouco de sal (shio) que os japoneses costumam polvilhar sobre o arroz. Foi a Andrea, uma leitora do blog, que indicou esta receita deste blog francês. Ao contrário da autora, eu tostei o gergelim e as algas antes de moer tudo no suribachi (um tigela com ranhuras no interior que servem para triturar alimentos) como em um dos comentários do post. Também adicionei wakame (um tipo de alga) e, como só tinha folhas grandes de nori, eu tive que picá-las para que ficassem mais trituradas (mas o resultado talvez tivesse sido melhor se tivesse usado o processador).

Gomashio

(para um o equivalente a um pote de geléia)

100g de grãos de gergelim claro
1 c café de sal
3 c sopa de folhas de nori em tirinhas
(eu adicionei um pouco de wakame)

Triture os grãos de gergelim e o sal (de preferência, em um processador). Misture o nori seco e toste tudo em uma frigideira grande até sentir o aroma do gergelim. Retire do fogo e coloque o gomashio em um pote. Ele pode ser conservado por algumas semanas.
(Eu preferi tostar tudo antes de moer, pois assim o nori e o wakame ficaram mais secos e quebradiços, mais fáceis de triturar).


5 comentários:

Valeria disse...

Karen Esse gomashio num shirogohan....Hum que delícia!!
Boa idéia!
Bjs

Axly disse...

Que mistura diferente, mas eu encararia^^
Kisss!

Vivian disse...

nossa, que saudável. Deve dar pra usar em muitos pratos

bjs

Mara Fernanda disse...

oi Karen...dá uma passadinha depois no meu blog!
tem um MEME pra vc!
bejim

Karen disse...

Valeria, nem me fale... rs

Axly, fico gostoso, é bem leve!

Vivian, acho que dá sim, mas para mim, com um arroz branco já está perfeito!