10.10.10

Das fliegende Klassenzimmer - Erich Kästner



De vez em quando a escola de alemão em que estudava recebia doações de livros, naquela vez, alguém deve ter morrido e a família doou a biblioteca em alemão inteira. Eram várias caixas e uma velha mala. Por falta de espaço, os livros ficaram disposto no pátio e os alunos podiam levar o que quisessem, peguei três, entre eles, Das fliegende Klassenzimmer (1933) de Erich Kästner (1899-1974), um autor alemão, pacifista e contrário ao nazismo, o que lhe rendeu alguns livros queimados e algumas visitas da Gestapo. Ele é mais conhecido como autor de livros infantis, como este, mas também escreveu poemas, sátiras e roteiros de filmes.

Das fliegende Klassenzimmer, ou, "A sala de aula voadora", conta as aventuras e travessuras de cinco amigos em um internato na Alemanha, eles ensaiam uma peça que será apresentada na véspera de Natal antes das férias de inverno. O enredo da peça mostra uma "aula" um pouco diferente na qual o professor convida os alunos a embarcarem em uma avião para ensinar história e geografia "in loco". Assim eles partem para o Polo Norte, para o Egito e terminam no céu, onde encontram São Pedro. Daí o título do livro. 

Mas o livro não trata apenas dessa peça. Como todo bom livro infantil, ele procura inspirar valores como a amizade e a generosidade nos leitores. Vocês se lembram daqueles filmes antigos, onde as crianças tem rostos cheinhos e bochechas rosadas, todos são muito bons e as conclusões são sempre felizes? Pois é, o livro é assim. Há brigas de crianças, entre os alunos do internato com os de uma escola rival, um garoto que decide pular do alto de uma escada com um guarda-chuva para provar que não é covarde, etc, entretanto, arranhões e orgulhos feridos à parte, tudo sempre termina bem. Enfim, é um livro para inspirar bons sentimentos. 

É uma história simpática, simples e sem nenhum acontecimento fantástico.



Eu sei exatamente quando o "bicho" da leitura me pegou. Tinha nove anos e fui  com minha avó passar alguns dias na praia na casa de uma prima da mesma idade. Passávamos as manhãs na praia com nossa avó e, à noite, antes dormir, cada uma de nós lia um trecho de um livro infantil deitada sobre um beliche. Uma lia Os Colegas e a outra A fada que tinha ideias. O dia de ir embora foi se aproximando e eu percebi, angustiada, que não saberia o final das histórias, então terminei de lê-las sozinha. Chorei muito com Os colegas e foi quando percebi como conseguia me envolver com um texto. A partir de então, desembestei a ler e não parei mais.

Hoje acho que estou velha para livros infantis. Há poucos que funcionam para os adultos, como exemplo, posso citar o clássico "O pequeno príncipe", que sempre será muito fofo. Mas acho que eles realmente produzem mais efeito quando são lidos na infância ou, vá lá, até o começo da adolescência. Guardo boas lembranças de Os colegas da Lygia Bojunga Nunes; A fada que tinha ideias, todo o Sítio do Pica-pau amarelo, do Lobato; Contos do Andersen e o Menino do dedo verde de Maurice Druon, todos lidos e relidos várias vezes.


8 comentários:

Marly disse...

Oi, Karen,

Fiquei interessada no livro do alemão, porque adoro livros que, além de contar uma estória, objetivam inspirar bons valores, rsrs.
Da lista de livros infantis, já li e gosto muito da coleção de Monteiro Lobato. Também conheço 'A fada que tinha idéias' e os Contos de Andersen. 'O menino do dedo verde' eu tenho e ainda não li, justamente por tê-lo ganho há pouco tempo e se tratar de um livro infantil, coisa que sempre me faz acabar escolhendo outro livro, se tenciono ler alguma coisa, rsrs. Que delícia essas férias passadas com a sua avó e prima, hem? E ainda te iniciou nos prazeres da leitura.

Um beijo, boa noite e boa semana!

Karen disse...

Marly, sim, foi uma boa época!

"O menino do dedo verde" conta uma história muito bonita. Como sou uma manteiga derretida, também chorei horrores no final, mas isso já faz muito tempo... rs

Beijos e boa semana para você também!

Anônimo disse...

o que achei super legal da parte da sua escola é doação dos livros para quem quisesse levar. A imagem que me vem a cabeça quando é com livros e infância são os mangás. Minha irmã mais velha lia e colecionava em casa, estante cheia deles. E eu por osmose acabei que lendo, claro com furigana né.
abração
madoka

brisa disse...

Oi Karen!! Que coincidencia, estes dias mesmo andei falando do Tistu pro meu marido e filhos: um dos meus favoritos, qdo era crianca e ainda..:) Outros infantis: Sans Famille (Hector Malot), Memorias de um burro, Memorias de um cabo de vassoura e Marcelo, Marmelo, Martelo. Alem dos que voce citou:) Ja nos infanto juvenis, lih tantos, mas tantos!! La em casa, qdo eu ficava de castigo, a unica coisa que podia fazer era ler, e me colocavam pertinho de uma estante cheia de livros..de modos que lih um montao..heheheh

Mas lia pro prazer tb, a familia toda e de leitores, tive colecoes desde pequititinha - e somos daqueles que leem de tudo, incluindo bula de remedio..heheh

Bjssss

Karen disse...

Madoka, que legal, você conseguia ler hiragana desde criança! Tenho inveja disso! Eu aprendi hiragana já bem velhinha. rs

Foi bacana mesmo terem deixado os livros para os alunos, mas acho que era porque a escola não tinha espaço!

Quando tempo, Brisa!

Nunca tinha ouvido falar no "Sans Familie", mas fiquei interessada, franceses escrevem histórias infantis muito boas! A do Tistu é muito bonita.

Ao menos os castigos na sua casa eram "instrutivos", né? E você devia ser um terror! rs

Você também leu a coleção vaga-lume?

brisa disse...

Karen, muto tempo mesmo..:) Eu nao era um "terror"..hehe..tive mesmo foi uma educacao rigorosissima, bem tipica da minha epoca (anos 70). Hmm..nao lembro o que era a colecao vaga-lume. Qual era??

Tive os livros do Monteiro Lobato, uma colecao de 41 livros infanto-juvenis, lancada pela Abril (o ultimo, se nao me engano, era Heidi), uma de livrinhos da Disney (acho que uns 40 tb, com diskinho - vixe, aih voce ve a data..hehe), e muitos, muitos livros avulsos, a maioria de estorias francesas traduzidas pro portugues.

Vou ver se acho uns links.

Bjs!!

brisa disse...

Karen, sao estas as colecoes que eu tinha e me lembro. Se os links nao funcionarem, nao blame me:)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148038325-coleco-48-historinhas-disney-com-livro-e-disco-vinil-_JM

http://classicosdaliteraturajuvenil.blogspot.com/

O ultimo que vou colocar, eu nao tinha a colecao, era dos meus primos, mas este livro que mostra na pagina era meu preferido e eu achei num sebo..Ainda tenho:)

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2007/08/o_mundo_da_cria.html/

e os outros livros eram avulsos..fora os dos primos/as..caramba, como eu lih!! hahaha

Beijos!!

Karen disse...

Eu também li todos os do Monteiro Lobato, adorava! São muito imaginativos e divertidos!

Eu não conheço as coleções que você mencionou.

A coleção vagalume é da Ática, foi lançada em 72. Encontrei um link com os títulos na Wiki:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_volumes_da_cole%C3%A7%C3%A3o_Vaga-Lume

Beijos!