14.5.11

Acelga com alho, óleo e molho de soja


Comi uma salada muito gostosa feita com acelga em um self-service de comida oriental. A acelga praticamente ficava imersa em um molho com muito alho, shoyu, óleo e algo ácido, não tenho certeza se limão ou vinagre balsâmico. Testei primeiro com limão, piquei metade de uma acelga cortada em tiras meio grossas, refoguei bastante alho picado em óleo de canola e despejei essa mistura ainda quente sobre a acelga, adicionei shoyu e suco de meio limão. Ficou bom, mas ontem fiz com vinagre balsâmico e ficou muito melhor. A cor também ficou mais escura. (A foto é da versão com suco de limão).

Nota: a acelga vai soltando líquido e isso dilui o tempero com o passar do tempo, dá para comer de um dia para o outro ou preparar bastante no almoço e fazer um repeteco no jantar, mas aí o tempero não pode ser muito fraco.



6 comentários:

Anônimo disse...

acelga e beringela podem vir de qq jeito que adoro! acelga em conserva que minha batchan e minha mãe preparavam, só de lembrar dá água na boca.
não tenho visto acelga nos mercados daqui. saudades das feiras de verdura e frutas nas ruas do Brasil.
bom final de semana
madoka

Karen disse...

Madoka, ainda quero ver se consigo fazer conserva de acelga em casa. Acho tão bom com arroz.
Ué, não é época de acelga? Ou é por causa da radiação e tal? É uma verdura tão consumida pelos japoneses...
Bom final de semana para vocês também! :)

Anna Alice disse...

Ai essa salada é maravilhosa.... a mae da minha amiga sempre fazia.....

Karen disse...

Anna Alice, a acelga fica mesmo muito gostosa assim! :)

Judy disse...

Fica super gostosa!!!
Aprendi a temperar com vinagre branco, ficou ótima!

Karen disse...

Judy, gosto muito dessa receita! Que bom que aprovou!