11.5.11

Shimeji na manteiga


O shimeji fica muito bom preparado assim, só reduzo a manteiga para uma colher de sopa e não uso as medidas exatas, elas servem mais como referência, quase sempre faço a olho.

Adaptada daqui.



Shimeji na manteiga


250 gr de shimeji
2 colher(es) (sopa) de manteiga
4 colher(es) (sopa) de shoyu (ou a gosto)
4 colher(es) (sopa) de saquê


Lave o shimeji e divida os tufos.

Numa panela, derreta a manteiga e acrescente o shimeji mexendo sempre, por aproximadamente 8 minutos em fogo baixo, ou até o shimeji soltar um pouco de água.

Acrescente o shoyu, sempre mexendo por mais uns 2 minutos e logo após o sakê e deixe por mais uns 2 minutos. É importante que o shimeji mantenha um pouco da sua textura, não deixe cozinhar demasiadamente.


8 comentários:

Dri Dauzacker disse...

Adoooooro shimeji!!! Bjim

Quéroul disse...

afe, amo demais isso. e no final, eu ainda jogo duzentos e três quilos de cebolinha.

é muito amor pelo fungo!

Marly disse...

Oi, Karen,

Eu faço uma versão desta receita com menos saquê e o shimeji cortadinho. Agora vi que com ele inteiro fica tão - visualmente - mais atraente! rsrs.

Beijão!

Karen disse...

Dri, eu também!

Quéroul, nunca coloque cebolinha, mas deve ficar ótimo!

Marly, eu nunca pico o shimeji e também não meço os temperos muito bem, geralmente diminuo a quantidade de shoyu.

ameixa seca disse...

Adoro cogumelos mas ainda não comi shimeji. Parecem óptimos :)

Karen disse...

Ameixa, experimente porque esse cogumelo é bem saboroso.

Débora Correa disse...

Eu amo shimeji, é muito bom assim, na manteiga! Pena que aqui em Goiânia nunca encontro! Só quando vou a São Paulo que faço a festa e trago um bocado pra casa!
Beijos!

YES we Cooking disse...

Adoro!!! Deu fome... Adorei seu blog, estou seguindo... Gostaria de convidá-la a conhecer o blog que eu criei: www.yeswecooking.blogspot.com
Beijos, Cecilia