6.9.11

Boats of watermelon rinds



Filme turco de 2004 sobre dois adolescentes que moram em um vilarejo e vão trabalhar em uma cidade vizinha durante o verão. (Tanto o vilarejo quanto a cidade mereceriam uma versão turca do poema do Drummond: "um homem vai devagar, um cachorro vai devagar, um burro vai devagar, devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus") .

Um dos garotos trabalha em uma barbearia e o outro é ajudante de um vendedor de melancias. Quando voltam para casa após uma longa caminhada, eles passam o tempo tentando criar um projetor de imagens usando pedaços de filme que recolhem no cinema da cidade. Algo que exige persistência, pois não são poucas as dificuldades que precisam enfrentar, começando pela mãe de um deles que costuma jogar os retalhos de filme fora.

É um trabalho bonito sobre o primeiro amor, amizade e sonhos adolescentes. Li que o diretor filmou na cidade onde cresceu e que os atores são habitantes do lugar. Há um quê de autobigráfico e isso significa que o diretor realizou suas aspirações. 

O título vem de uma frase dita pelo vendedor de melancias, talvez seja um ditado turco, mas não tenho certeza, algo como: "Se você navega em um barco feito com cascas de melancia, está fadado a afundar".