9.11.11

Carne louca desfiada



Outra receita de um piquenique.

Tenho uma receita de carne louca de que gosto muito, nela, os ingredientes não são cozidos e a carne é fatiada, parece mais uma salada. Mas ter uma receita preferida não impede que eu teste (e aprove) outras. Esta também é bem boa.



Carne louca desfiada

Para cozinhar a carne
4-5 c sopa de azeite
1 cebola picada 
Alguns dentes de alho picados
1,5 kg de lagarto, ou patinho, ou coxão duro
2 cenouras cortadas em rodelas
1 copo de vinagre
1/2 litro de caldo de carne, ou água quente e 1 cubinho de caldo (ou apenas água, não costumo usar caldos industrializados) 
louro, algumas folhas
Cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto


Para o molho
azeite q.b.
cebola fatiada (opcional)
pimentões verdes e vermelhos fatiados
1 copo de vinho branco
azeitonas picadas (podem ser verdes ou pretas)
salsinha picada a gosto

Coloque o azeite, a cebola e o alho na panela de pressão. Refogue a carne, coloque a cenoura. Junte o vinagre e o caldo, o louro, o cheiro verde, sal e pimenta. Tampe e deixar cozinhar no fogo baixo durante uma hora. Abra, verifique se a carne está molinha - se não estiver, coloque um pouco mais de água quente ou caldo (caso necessário) e deixe cozinhar. Verifique o sal e temperos. Quando a carne estiver bem macia, quase desmanchando, tire da panela e desfie. Deixe o caldo da carne na panela mesmo. Em uma frigideira, coloque o tanto de azeite suficiente pra refogar a cebola, os pimentões e deixe dourar. Coloque o vinho branco, as azeitonas e a salsinha. Coloque a carne desfiada de volta na panela de pressão (onde o caldo foi deixado), mexa um pouco, coloque o refogado da frigideira por cima, mexa bem. Deixe cozinhar um pouco para tomar gosto. Verifique o tempero e veja se é preciso acrescentar mais alguma coisa. Depois coloque em um recipiente e deixe macerar algum tempo antes de servir (fica melhor quando se faz no dia anterior).


3 comentários:

Ameixinha disse...

Só o nome já dá vontade de provar :)

Midori disse...

Oi Karen,
A sua outra versao da carne fatiada ja fiz varias vezes, e uma delicia, comemos sempre com pao, vou experimentar essa tambem, pois o prato parece-me muito apetitoso!!!!!!!!
Bjssss

Karen disse...

Ameixinha, prove sim!

Midori,espero que goste desta também!