20.12.11

Beringelas com tarê


Uma de minhas novas formas prefereridas de comer beringela ao estilo japonês.

Sempre comi algo parecido em restaurantes, mas nunca consegui repetir em casa. Acho que cheguei bem perto desta vez. Fiz a receita de um tarê (molho adocicado à base de shoyu) que vi em um programa da NHK outro dia e usei para temperar as beringelas. No programa, esse tarê era apresentado como um tempero curinga para o preparo de vários pratos e é verdade!

A receita do tarê é muito simples, basta cozinhar uma mistura de mirim (saquê licoroso usado na culinária japonesa) e shoyu em fogo baixo até que o volume se reduza à metade. A regra é usar sempre a proporção de 2:1 (duas medidas de mirim para uma de shoyu). Pronto. O tarê está feito. Ele pode ser conservado por um bom tempo (não lembro exatamente quanto, mas uma semana com certeza) e usado para finalizar e temperar legumes refogados, carnes, etc.

No caso das beringelas, basta descascá-las (usei três médias), cortar em fatias não muito grossas (cerca de 2 cm), deixar de molho em água por algum tempo, escorrer, enxugar com papel absorvente e grelhar em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo, deixar dourar de um lado e depois do outro adicionando óleo conforme a necessidade. (Usar óleo é importante, ele torna as beringelas mais saborosas, mas não é necessário empapá-las. Se quiser ter mais controle sobre a sua quantidade, pincele o óleo sobre a superfície das beringelas antes de colocá-las na frigideira). Quando as fatias estiverem douradas e macias, finalize com algumas colheradas do tarê (coloquei três). Vire-as para que o tarê as envolva, retire do fogo. Fim.


6 comentários:

Akemi disse...

Essas beringelas com arroz branco... hummm!

Quéroul disse...

ficaram bem lindonas mesmo. eu pensei que precisasse de açúcar nesse molho...

Karen disse...

Akemi, não precisa de mais nada... rs

Quéroul, então, o mirim é meio adocicado e supre a necessidade do açúcar depois de ficar mais concentrado. Estava em dúvida sobre se o sabor ficaria bom experimentando só o tarê, mas depois que adicionei às beringelas, ficou perfeito.

banzai disse...

quando bati o olho na foto achei que fosse batata doce,rs. Eu adoro beringela, pode vir de qualquer jeito. Mas infelizmente em casa, ninguém gosta. E por isso nem compro as coitadinhas. Perguntei pros meus meninos, se tiver no almoço da escola beringela? e eles responderam que comem de tudo hahaha. Muito engraçadinhos, na escola comem de tudo, vê se pode?
madoka

Karen disse...

Madoka, chato isso, né? A gente acaba se privando de coisas de que gosta porque os outros não comem...

Mas entendo os seus filhos, eu também era igual a eles, não comia uma série de coisas em casa que comia na escola ou na casa dos outros! rs

Ainda há esperanças, eu passei a comer beringelas, beterrabas, chuchus e diversas verduras só depois de bem mais velha!

Letrícia disse...

Oba, receita anotada. Testo semana que vem!

Beijos!