5.2.14

Bolo de banana e aveia sem farinha


Dias estranhos, não é mesmo? Fevereiro já começou e tenho a sensação de que 2014 será um ano atípico, começamos com esse verão terrível, mas ainda há a copa, a eleição... Deve ser só uma impressão derivada dessas noites maldormidas devido ao calor. 

Bem, vamos ao bolo.

Receita da Letícia que repito constantemente, ela leva apenas aveia, sem farinha. Quase sempre uso a aveia prensada, mais grosseira do que aquela em flocos, então o bolo fica mais "rústico", mas adoro. Costumo substituir as castanhas-do-pará por qualquer tipo de nozes ou castanhas que tiver, literalmente raspo todos os fundos de potes e pacotes (outro dia usei restos de amendoim, sementes de abóbora e nozes). A versão da foto foi feita com o resto de um pacote de coco ralado que tinha aberto. Ficou gostoso, apenas a massa ficou ligeiramente mais quebradiça. Quando uso castanhas, amendôas ou nozes, como tenho preguiça de processar para obter a farinha, bato no liquificador junto com os líquidos. A Letícia usa um mixer de mão, eu prefiro bater os líquidos (e "nuts") no liquidificador, juntar a aveia e o fermento e misturar com uma colher. Rápido.



Bolo de banana e aveia sem farinha

3 bananas maduras
1 ½ xícara de aveia em flocos
¾ de xícara de açúcar mascavo claro
½ colher (sopa) de fermento químico
½ xícara de óleo de canola
2 ovos
1 pitada de sal
50g de farinha de castanha-do-pará (+ 15g para a cobertura)


Comece ligando o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês média ou, se preferir, duas pequenas.

Em uma tigela, acomode as bananas em pedaços, o ovo e o óleo. Com o mixer, bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar e o sal e bata novamente. Some a aveia, 50g de farinha de castanha-do-pará e o fermento, mexendo delicadamente com uma colher de pau. (Minha versão: bato tudo no liquidificador, menos a aveia e o fermento que junto no final e misturo com uma colher de pau).

Deite a massa na forma previamente preparada. Numa tigelinha, misture a farinha de castanha-do-pará restante com um pouquinho de açúcar mascavo. Espalhe sobre a massa e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Desenforme quando ele estiver frio.


5 comentários:

aline naomi disse...

Preciso experimentar esse bolo! Vamos ver se consigo nesse fim de semana! ;D

Karen disse...

Aline, faça! A receita é bem prática!

Anônimo disse...

Estou precisando de receitas assim, sem farinha. Já favoritei. Beijos, Paula

Miny disse...

Oi Karen! Fazia tempo que eu não dava uma passada por aqui, aí encontrei está receita perfeita para as 4 bananas que estavam bem passadinhas.....já fiz e já provei!

Karen disse...

Miny, fico feliz em saber que as bananas foram salvas! Obrigada pela visita!