14.4.14

Fazenda Yamaguishi - Jaguariúna - SP


Faz alguns anos que compro orgânicos da Fazenda Yamaguishi, gosto muito das verduras que chegam frescas e dos ovos (mas não consumo exclusivamente orgânicos em casa, sou bem flexível nesse sentido, não demonizo a monocultura e a indústria alimentícia, acho que é preciso fazer escolhas que atendam às necessidades de cada um de forma consciente).

Desde o ano passado eu recebia e-mails avisando sobre essas visitas de um dia para conhecer a propriedade. As inscrições esgotam rápido, três dias e já era, perdi o prazo na primeira vez e, em outra ocasião, viajei e não deu certo. Finalmente consegui ir no último domingo, com o braço na tipoia para variar. 

Foi bacana ver como as verduras que consumo são produzidas e conhecer pessoalmente as galinhas que botam os ovos que chegam em casa. Há toda uma filosofia de vida por trás do funcionamento da fazenda, uma comunidade que prioriza o respeito pela natureza e o bem-estar de todos os seus moradores (mas essa parte "filosófica" não chegou a ser aprofundada durante a visita). 

Chegamos às 9h30, esperamos os outros participantes, vimos a estufa de verduras e vegetais, passamos pelas plantações e nos dirigimos à granja onde observamos os pintinhos e recolhemos ovos, bem, eu só fiquei olhando... 

Houve uma breve roda de discussão para quem quisesse fazer perguntas e depois um almoço com produtos da fazenda. Comida simples e com sabor caseiro. Ao final, é possível fazer uma feirinha. Como já tinha feito a compra da semana, fomos embora mais cedo. O. estava cansado de andar debaixo do sol  (falta de hábito, sabem como é...).

Os campos não estavam em seu melhor momento, a falta de chuvas tem afetado a produção, mas havia verduras e alguns vegetais nos pés. A parte da granja é relativamente grande. Os galinheiros têm espaço para as aves ciscarem e uma área coberta onde podem botar os ovos e se abrigar. Eles são limpos e as galinhas estão com muito boa aparência. Segundo o Sr. Romeu, que nos mostrou a propriedade, quando as galinhas atingem uma determinada idade/ciclo produtivo, elas são doadas vivas para comunidades carentes ou instituições de caridade.

A fazenda fica em um lugar muito agradável e recebe pessoas interessadas em fazer estágio, especialmente alunos de agronomia, o problema é que a demanda é grande. 

De tempos em tempos, eles organizam cursos nos quais os participantes são convidados a se recolher para examinar a si  mesmos, um tipo de "retiro" sem a parte religiosa. Eles também recebem grupos de crianças e jovens que podem fazer novas amizades e ter contato com a terra e com os animais. (Tive um colega que contou que sua mãe o inscreveu em um desses eventos. Ele não gostou muito, pois tinha que acordar cedo e ajudar com o serviço da fazenda, mas a mãe dele adorou, pois ele voltou comendo tudo o que não comia antes).

Tenho a impressão de que a fazenda organiza as visitas três ou quatro vezes por ano, sempre aos domingos. Quem quiser ser avisado sobre a próxima vez pode se cadastrar aqui. Se participar, vá preparado para andar na terra e entrar nos galinheiros. Chapéu e botas não são má ideia.

Espinhos da pupunha
pupunha
quiabo
pintinhos fofos

galinheiros
elas acharam que iriam receber comida e se amontoaram na frente do galinheiro


Nenhum comentário: